O Brilho Contínuo das Promoções

O Brilho Contínuo das Promoções

 

 

Na última semana tive o prazer de conhecer alguns dados atualizados sobre o perfil de participações de promoção pelo @Portal da Promo, que oferece estudos específicos ao mercado, através de seu banco relevante de informações.

Como muita gente sabe, Promoção e Trade são ferramentas de comunicação muito atreladas a negócios e eu tenho uma paixão especial por elas.

Algumas características me chamaram a atenção e só consolidaram as Promoções ainda como um meio muito atraente de alavancagem de vendas e especialmente forte em contribuição na construção de marca.

As razões para participar continuam as mesmas, mas com a aceleração digital, a percepção de facilidade de participação vem se sobrepondo a ter prêmios atraentes e ser de uma marca conhecida (credibilidade). Especialmente entre os mais jovens.

Jovens, Mulheres e Homens tem percepções um pouco diferentes quando recortados sobre as prioridades , mas há este vetor de facilidade em participar muito crescente.

As informações Regionalizadas também contribuem para entendimentos e percepções diferentes sobre benefícios e atratividade , o que , com devidos dados (e não estereótipos) podem apoiar mais ainda promoções locais ou com redes de varejo ou outras aderentes que tenham um território mais restrito.

O que mais me chamou a atenção reforça como o trabalho de comunicação tem que acompanhar a evolução do comportamento das pessoas.

A aceleração digital promoveu um crescimento enorme do whatsapp como canal favorito de participação desde 2018 – 46% preferem – e o bom e velho HotSite segue em segundo lugar. E 73% dos pesquisados aceitariam baixar um APP para participar se atendesse a atratividade do usuário.

Um outro elemento bacana é o expressivo aumento na participação de promos tipo Cashback (o mais usual no Brasil é Compre&Concorra). Muita gente já entende este tipo de promoção como “um desconto oferecido pela MARCA” e não apenas pelo PDV. Isto é um insight poderoso e com uma boa parceria nos canais, contribui muito com engajamento para as marcas. O aperto financeiro naturalmente atraiu mais pessoas para eventualmente experimentar produtos sem gastar, o que é importante em cestas reduzidas de compras.

Existem diversas maneiras para contribuir com os negócios aliando ações de Promo, Trade Marketing e Marketing de Incentivo às estratégias ou mix de comunicação. Vale sempre lembrar na hora de pensar em soluções pros desafios e mudanças diárias enfrentados pelas marcas.

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