Sim, o Japão está abrindo um Museu de AI e IOT e isso tem tudo a ver com gestão.

Sim, o Japão está abrindo um Museu de AI e IOT e isso tem tudo a ver com gestão.

 

 

A IOT (Internet of Things)  existe há uns 30 anos, a exemplo dos primeiros aparelhos de GPS, que trouxeram os sensores de localização.

Internet das Coisas não é uma nova tecnologia. É uma nova maneira de combinar tecnologias existentes, que através de sensores, conectividade, armazenamento e analítico combina hardware e software e pode ou não ter intervenção humana, para gerar VALOR a um cliente. Isso é um ponto de partida bem importante no entendimento da sua importância para Gestão 4.0

Os dispositivos IOT registram e transferem dados para monitorar processos importantes, nos fornecem novos insights, aumentam a eficiência e permitem que as empresas tomem decisões mais informadas

Atualmente, tudo gera dados. Os smartphones em nossos bolsos tem a informação da nossa vida , e isso é de fato uma transformação digital. Alia-se a isso as gerações conhecidas como Nativas Digitais que já estão, em sua maioria, ingressando e desenvolvendo suas carreiras no mercado profissional e se tornando consumidores com esta cultura de dados “abarcada”.

Com a chegada da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, o IOT vive sua 4ª etapa. Na primeira, fazia medições. Na segunda, humanos usavam os dados para tomar decisões. Na terceira, os sistemas conversavam entre si. Atualmente, a Inteligência artificial permite que o Software tome decisões sozinho.

Portanto, coletar dados e gerar serviços seja em informações , seja em funcionamento autônomo de serviços para os clientes é uma evolução inevitável trazida pela revolução tecnológica. Alguns dados que ajudam a ilustrar a importância de saber mais sobre isso:

 

  • Os segmentos que mais usam hoje IOT : Agronegócio, Assistentes pessoais, Transporte, Casas Inteligentes, Jornada do cliente, Saúde, Controles e manutenções Industriais, brinquedos e jogos.
  • Os principais desafios para a adoção do IOT pelas empresas são:  Infraestrutura, adoção de Novas tecnologias, Segurança, Padronização, Qualificação e Preço
  • Existem mais de 7500 diferentes tipos de sensores e devices para IOT  (2019)
  • 70% das 100 maiores empresas estão inovando através do uso de tecnologias relacionadas com a Internet das Coisas
  • 80% dos casos de uso exigem pequena quantidade de dados e menos de 2% dos dados coletados são usados atualmente
  • Gartner diz que o volume de endpoints conectados era por volta de 14,2 bilhões em 2019 e subindo para 25 bilhões em 2021
  • O valor potencial do mercado de IOT – US $ 1,2 trilhão em 2022, de acordo com a IDC
  • 4 a 11 trilhões de dólares adicionais na economia global em 2025.  40% em economias emergentes e 70% B2B – 30% B2C

 

Por tudo isso, vale a pena estar atento ao que o IOT pode prover para seus negócios atuais, ou no futuro.

 

Fontes: Gartner/IDC/ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas/ PUC-RS

 

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