Resultados em Comunicação, especialmente em eventos: TEMOS.

Resultados em Comunicação, especialmente em eventos: TEMOS.

 

 

Tem algo que eu escuto sempre nos projetos da Abrindo o Olhar e que incomoda: Não dá para mensurar algumas ações de comunicação, e Eventos é uma delas.

Na verdade o que falta não é um KPI específico na minha opinião, falta um olhar estratégico sobre as ferramentas na empresa que os promove.

Quando pensamos em ações de comunicação, elas têm que ter sido discutidas em um planejamento , em que cada ação ou ferramenta faça parte de um mix de comunicação e que vão sim compor resultados.

Em geral é interessante começar pensando em 3 pilares de indicadores: processo ( para desenvolver), performance (experiência da ação em si) e negócios (contribuição com os resultados).

Para isso, é possível começar com indicadores simples, com o que é possível aferir, e ir desenvolvendo desde o planejamento que informações vamos precisar para nos trazer os resultados lá na frente, como coletamos , como armazenamos e como analisamos. Se começar com um indicador de cada vez e ir aprimorando, em algum tempo terá uma análise e visão mais estratégica do que a área de eventos, ou promo ou comunicação como um todo tem a oferecer para os negócios.

Algumas sugestões para inspirar:

  • Performance da área e processo – SLA (Service Level Agreement) , Satisfação do Cliente Interno, Savings (antecipação ou melhores negociações) , ROI de Eventos (sim, a Roberta Nonis, da Evento Único, tem uma metodologia e visão sobre isso, vale conversar)
  • Experiência do Participante – Pesquisa de Satisfação – até criar um índice de ROE – Return of Experience
  • Contribuição com Negócios – Número de seguidores em determinada campanha ou veículo, aumento de gasto na cesta do cliente, indicação para novos clientes, novos públicos consumindo serviço ou produto e vendas mesmo após um período , com um funil de vendas bem planejado.

Que tal aproveitar o início do ano ainda e tentar melhorar suas aferições de resultado com as ações que acontecerão no restante do calendário, e começar a ter uma base de comparação?

Sempre é tempo de começar e evoluir nos processos e resultados.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy