7 recentes motivos ($) para saber mais sobre as questões climáticas
Que o Consumidor está de olho nas empresas e seus discursos e práticas de sustentabilidade você já sabe.
Mas nas últimas semanas acabei sendo bastante impactada por notícias ligadas ao clima e sustentabilidade fazendo um estudo preliminar para um projeto da Abrindo o Olhar, muito por conta de Joe Biden como um porta de voz de peso sobre o assunto e o encontro de Davos , mas principalmente sobre o quanto claramente há questões de patentes e pioneirismos envolvidos nesta história que sim, movimentarão e ditarão as regras dos mercados e negócios muito mais rapidamente do que imaginamos. Alguns fatos recentes que considerei mais relevantes para atestar essa visão :
- Biden na campanha: promessa de protagonismo nas discussões de clima e sustentabilidade
- Biden eleito: medidas já assinadas como a troca da frota de carros por elétricos, barreiras para exploração (pacotes ambientais) e retorno ao Acordo de Paris, além de chamar o mundo aos EUA em 2022 para discutir o assunto. Sim, o gigante voltou.
- 61 Companhias já assinaram um acordo para adoção do Capitalismo de Stakeholder. Nesse modelo, como diz o nome, é preciso gerar valor para todos envolvidos e interessados na proposta do negócio e adotar métricas relacionadas diretamente a sustentabilidade. E sim, são todas empresas grandes.
- Falando nisso, o indicador ESG – critérios ambientais, sociais e de governança – sigla já colocada na mesa – tem empresas de peso implementando com este novo olhar nos resultados. Nestlé, Santander, Unilever e Sony são apenas alguns exemplos.
- Investimentos e Fundos de Ações – alguns tipos de empresas e assuntos de negócios que vem rondando as conversas: Fundos ESG, Carbono Zero, Menos Petróleo, Mais Elétricos, Geração Limpa, Geração Própria
- Tesla (de Elon Musk) em 2020 já atingiu um valuation de US$ 800 bilhões , sendo no momento a montadora mais valiosa do Planeta (carros elétricos de alta tecnologia)
- Bill Gates (o quase profeta) tornou-se o maior fazendeiro do mundo em 2020. Sim, acredite.
Enquanto os anseios de muitas pessoas e consumidoras por melhores condições de vida no planeta e no dia-a-dia tem se intensificado, grandes pessoas de negócios tem investido pesadamente em fazer essa roda girar diferente. Não é preciso muita futurologia para perceber que em breve pioneirismos em atender esses anseios serão um ENORME diferencial mercadológico e político.
Uma coisa que aprendemos é que quando muitos gigantes se movimentam sobre um assunto, já deveríamos conseguir estar acompanhando bem as conversas com marcas, equipes e clientes e garantir nossas propostas alinhadas a estes movimentos nos projetos, e não só em discursos acalorados que temos visto por aí. Sigamos acompanhando, e evoluindo.
Algumas Fontes: Forbes; Exame; #Growthaholics; Estadão; Gustavo Cerbasi; Ricardo Amorim
Deixe um comentário