Como foi a Comunicação Interna durante a Quarentena?

Como foi a Comunicação Interna durante a Quarentena?

 

 

Algo interessante que registrei dito pelas várias lideranças de Marketing durante as dezenas de Lives em 2020, foram as ações de Comunicação Interna. Muitas empresas tiveram que fazer muitos ajustes para pelo menos começar a ter reintegração, especialmente quando as empresas e varejos encerraram a circulação no período mais crítico da quarentena. Listo aqui algumas das ações e Insights que destaquei para, quem sabe, inspirar seus desafios de comunicação interna que seguem em 2021:

Cultura de Dados First: autonomia só pode começar com a democratização de dados – geração de bancos, acessos e reports foram primeiro passo para estabelecer comunicação entre as equipes de forma efetiva.

Divisão da estrutura em células verticais, reduzindo hierarquia de chegada de informações.

Criação de Comitês – Mudança de tom, especialmente para trazer uma percepção de coletivo, foi muito importante.

TV Corporativa – empresas com até 50.000 funcionários tiveram que fazer atualizações diárias sobre as ações para não só orientar, mas acolher as equipes em grande escala.

Receptivo de Telemarketing – usar centrais de atendimento que também apoiassem um BOOM de dúvidas para conseguir atender e entender as principais dúvidas e demandas de funcionários também foi um recurso para algumas empresas.

Comissionamento e Premiação – recurso para acelerar a mobilização de novos processos de comunicação.

Tornar-se especialista em Whatsapp – quem fez a inclusão digital de fato no Brasil foi o Whatsapp, segundo alguns profissionais, e foi uma ferramenta fundamental no início da atuação remota.

Mais Importante : Comportamento – colocar-se no lugar de aprendizagem contínua nas comunicações. Muitas vezes era necessário tomar 3 decisões no mesmo dia, diferentes, sobre a mesma questão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy