Influenciadores: Destaque na comunicação de 2020?
Eu sou do tempo dos Testemunhais. Era quando contratávamos artistas e personalidades para “atestarem” de forma subjetiva ou objetiva algum produto através da publicidade. Uma estratégia que vinha do inglês endorsement e que , quando bem aplicada, apesar do alto investimento, em geral dava MUITO retorno às marcas.
Em 2020 notei que os Influencers, nossos novos “testemunhais” , viram-se em uma rota de profissionalização e relevância no crescimento das audiências na internet e na TV , por conta das restrições de circulação pela pandemia. Mais do que nunca as pessoas, na maioria em casa, se conectaram muito com assuntos e ações destes profissionais do entretenimento (como eu os vejo) e acabaram forçando uma elevação no grau de profissionalismo e maneiras de contratação.
Cinco fatores em 2020 me chamaram a atenção nessa jornada:
- As Lives de Vendas, tanto na web quanto na TV que já contavam com influenciadores, este ano cresceu muito em quantidade e resultados;
- O grande número de Influenciadores relevantes criando marcas próprias de produtos e serviços com grande afinidade com seu público;
- A diferença clara que foi se consolidando entre Influencer e Creator diante dos novos comportamentos e falta de convívio social durante a pandemia
- O CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) publicando um guia para realização de ações com Influenciadores e apoiando as agências a informarem os códigos de autorregulamentação publicitária (padrões éticos) para serem usados nos cuidados com as postagens, especialmente;
- E por último, uma das influenciadoras relevantes, a @Maisa, abrindo uma agência específica para apoio a Influenciadores e marcas fazerem ações em conjunto também este ano. Ela é bastante relevante na comunicação e para um target amplo.
Sim, já existem diversas empresas competentes fazendo este trabalho para co-criação, mas é inevitável observar o crescimento exponencial com estes exemplos de movimentos que trazem um tom claro da relevância, volume e consolidação do uso de Influenciadores na estratégias de comunicação.
Você viu algum outro movimento diferente que confirme, ou vislumbra um futuro diferente? A tendência é de saturação e queda (como uma moda) ou segue crescendo como foguete nos próximos anos?
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