Provocação recebida : Toda Empresa tem de ser de Tecnologia?
Esta semana fui provocada por uma apresentação do @José Salibi Neto, empresário consultor e professor, além de co-fundador da HSM no Brasil e co-autor do livro do Gestão do Amanhã, dizendo que agora as empresas todas são empresas de tecnologia com um diferencial a oferecer. É preciso entender esta reflexão, extremamente importante para Gestão , para todas as empresas , mas na minha leitura , especialmente as grandes. Fiz um pequeno exercício e testei alguns segmentos , e faz um certo sentido.
Indústrias Farma e Químicas estão sendo cada vez mais voltadas a biotecnologia ou nanotecnologia como exemplo, e absolutamente conectadas aos usuários e consumidores através da tecnologia para aprimorar os serviços e testes. Como exemplo, existem 9.000 pessoas sendo testadas com projetos de vacinas para COVID-19 em apenas uma iniciativa. Isto só é possível porque todos tem monitoramento e acompanhamento através do uso da tecnologia em várias instâncias e de vários formatos.
No Varejo, o que dizer da Amazon, que é uma empresa que tem como propósito facilitar a vida das pessoas e se tornou um grande império de comércio e serviços, revolucionando através da evolução da relação com consumo e aprimoramento de logística.
Vale lembrar que empresas muito tradicionais, como a Gerdau (centenária!) , Magalu e algumas outras já se deram conta e vêm transformando seu olhar muito rapidamente sob essa ótica.
Estes exemplos ajudam a validar um pensamento que tenho sempre sobre quando se fala em futuro. Futuro para mim nada mais é que Evolução.
Desde o futuro da próxima semana , ali pertinho, refletindo sobre o que posso melhorar na minha vida ou nos projetos que estou atuando, em relação a semana atual, até a alguns anos à frente. Mas evolução não se faz apertando um botão. É através da abertura do olhar provocada por reflexões e propósito que se transforma alguma coisa.
Portanto, acredito que esta provocação tenha sido muito apropriada e tem me feito refletir a semana toda a respeito do meu próprio trabalho também. Transformar os negócios em algo que tenha propósito, e que seja uma empresa de tecnologia especialmente voltada a este propósito chega a ser quase obrigatório se analisarmos mais atenciosamente o cenário. Se temos dúvidas por onde começar a trabalhar vislumbrando o futuro e evolução, para qualquer que seja o nosso negócio, este é um bom termômetro de reflexão e ponto de partida.
Deixe um comentário